FTA 2019: Roda de Capoeira – 15º Batizado e Troca de Cordas – 08/09
Na manhã do último domingo (08/09), último dia da 21ª edição da Festa do Tirense Ausente, a Praça Santo Antônio foi palco de uma das maiores expressões culturais do mundo: a capoeira. Tudo porque aconteceu o Momento “Roda de Capoeira – 15º Batizado e Troca de Cordas” do grupo tirense “Ânsia de Liberdade” (dos Mestres Tim e Alvaci).
Mistura de dança com luta, a capoeira tem sua origem na África, trazida ao Brasil pelas mãos dos escravos, como forma de defesa. Ao som ritmado e bem marcado do berimbau de barriga, caxixi, atabaque, pandeiro e reco-reco, dois participantes ensaiam coreografias sincronizadas, gingadas de perna, braços, mãos, pés, cabeça e ombros. O repertório abrange chutes e piruetas cheios de molejo, malícia e manemolência.
A chamada Roda de Capoeira divide-se entre lutadores e instrumentistas, responsáveis pelo tom e marcação dos capoeiristas. O berimbau é a alma da batucada, entoando e guiando o ritmo da apresentação.
O Batizado ou Troca de Cordas é um momento muito especial, onde o aluno recebe a sua primeira graduação ou passa a fazer parte de outra. Cada nível é representado por uma corda colorida diferente. Quando o aluno recebe a sua corda significa que já adquiriu os fundamentos básicos correspondente a sua graduação e não é mais um aluno iniciante.
Average Rating