Concurso Municipal de Desenho, Redação e Fotografia: Conheça as obras vencedoras
Os contemplados serão premiados durante o “Momento Palavras Premiadas”, na 22ª Festa do Tirense Ausente
Na Festa do Tirense Ausente (FTA), realizada pela Associação Cultural e Social Tirense (ACUSTI), há momentos de destaque como o já consagrado “Palavras Premiadas”, que realça um(a) professor(a) da educação tirense (neste ano a professora Elanir Mary de Almeida), como forma de agradecimento pelos trabalhos prestados, além de homenagear toda a classe escolar, valorizando alunos, professores e comunidade. O evento irá abrilhantar a tarde de sábado, do dia 10/09, onde será concluído o “Concurso Municipal de Desenho, Redação e Fotografia”, premiando os vencedores, que é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e da Prefeitura Municipal de Tiros.
O edital do concurso foi lançado no dia 3 de junho e recebeu inscrições até o dia 15 deste mês, onde nos dias 17 e 18, a comissão organizadora, formada por especialistas da Educação e membros da sociedade tirense, se reuniram no local de entrega dos trabalhos, na sede da Secretaria de Cultura (com sede no Poliesportivo), para avaliar e selecionar as obras vencedoras. Ao todo, serão 18 trabalhos premiados, divididos entre as categorias: Desenhos – Alunos da Pré-Escola e da APAE; Desenhos e Frases: – Alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Fundamental 1; Textos em versos – Alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental 1, do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental 2 e do EJA; Textos em prosa – Alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental 2; Fotografias com legendas – Alunos do Ensino Médio; Textos, em prosa ou em versos e fotografias – Tirenses residentes no município.
Enfatizando o tema da edição 2022, da Festa do Tirense Ausente: “Tiros: Minha Terra, Meu Patrimônio”, o concurso trouxe como objetivos principais, estimular a produção textual e artística junto às crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede municipal, estadual, particular e filantrópica de Educação de Tiros e participantes de qualquer idade, domiciliados neste município, além de desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos participantes, através da reflexão e conscientização sobre o tema proposto, valorizando a produção de texto (em prosa ou verso) e a sobras artísticas (desenho e fotografia). Envolver os estudantes e comunidade com a festa é o cultivo de sua história e suas tradições e que, somente através de uma educação de qualidade, conclui-se que é possível construir uma sociedade mais cidadã e mais desenvolvida.
Dentre as 18 obras vencedoras, o concurso conferirá prêmios a 33 participantes, visto que nas escolas, alunos e professores orientadores serão premiados (1+1). As escolas participantes e o número de premiações ficou separado da seguinte maneira: Escola Especial Dona Flaviana – APAE (1+1); Centro Educacional Eduque (2+2); E. E. Padre José Coelho (4+4); E. M. João Francisco Capetinga (3+3); E. M. José Vicente de Oliveira (1+1); E. M. Leonel Maurício da Rocha (1+1); E. M. Sebastião Dias (3+3) e a comunidade tirense (com 3 vencedores). Os prêmios são: um certificado de agradecimento especial, uma camiseta com o “slogan” da 22ª Festa e o valor de R$ 100,00.
Abaixo, conheça os vencedores:
- DESENHOS ARTÍSTICOS – ALUNOS DA PRÉ-ESCOLA E DA APAE:
- DESENHOS E FRASES – ALUNOS DO 1ª AO 3ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1:
Título da Obra: E.M. Sebastião Dias
Aluno: Olair Mesquita Júnior
Prof. Orientadora: Eusa Maria de Borba
E. M. Sebastião Dias
‘’Tiros, minha riqueza’’!
Aluna: Helena Beatriz Nunes
Prof. Orientadora:
Denize Aparecida Pessoa
E. M. João Francisco Capetinga
Patrimônio de Amor
Aluna: Vitória Kelly Amorim Campos
Prof. Orientadora: Maria Onírcia Fernandes da Cunha
E. M. Leonel Maurício da Rocha
Aluna: Paola Gonçalves de Lima
Prof. Orientadora: Marina Rosa Pessoa
Centro Educacional Eduque
- TEXTOS EM VERSOS – ALUNOS DO 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 1:
Aluna: Mikely Jhenifer dos Santos Carvalho
Prof. Orientadora: Natane Magalhães Bastos
E. M. Sebastião Dias
Aluna: Ana Júlia Gonçalves da Silva
Prof. Orientadora: Paula Mirelly Ribeiro
E. M. João Francisco Capetinga
Aluna: Angélica Carolina Nogueira Silva
Prof. Orientadora: Roneide Márcia de Oliveira Lima
E. M. José Vicente de Oliveira
- TEXTOS EM VERSOS – ALUNOS DO 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 E EJA:
Aluna: Luiza Carolina de Lima
Prof. Orientadora: Maria Teresa Pessoa
E. E. Padre José Coelho
- TEXTOS EM PROSA – ALUNOS DO 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2:
Aluna: Gabrielly de Bessa Pessoa
Prof. Orientadora: Vani Xavier Martins Borges
E. E. Padre José Coelho
- FOTOGRAFIAS COM LEGENDAS – ALUNOS DO ENSINO MÉDIO:
Legenda: Do céu ao sol, da semente às arvores, dos tijolos às casas, ninguém explica a beleza, a vontade de Deus.
Aluna: Sarah Grazielly Pereira Pizzi
Prof. Orientadora: Daurea do Socorro Pessoa Macedo
Centro Educacional Eduque
Legenda: Levaram nossas pedras preciosas, mas nosso maior patrimônio ainda está aqui, nossa praça.
Aluno: Kayck Furtado de Oliveira
Prof. Orientadora: Fernanda Helena Gonçalves de Araújo
E. E. Padre José Coelho
Legenda: Tiros também é agro, o futuro da nação.
Aluna: Isadora Aparecida Ferreira Soares
Prof. Orientadora: Nadil Nunes
E. E. Padre José Coelho
- TEXTOS (EM PROSA OU EM VERSOS) E FOTOGRAFIAS COM LEGENDAS – TIRENSES RESIDENTES NO MUNICÍPIO:
Legenda: Ao longo do horizonte, em direção ao Rio Abaeté, em um lugar margeado por um céu em tons de azul contraposto com o verde das macaúbas, repousa a Santa Cruz. Localizada no morro que leva seu nome, foi erguida com a intenção de sinalizar que ali, há décadas atrás, foram enterradas crianças. Em continuidade a fé dos que habitam na região dos Mateiros, repousa uma nova cruz no alto do monte, patrimônio sagrado do povo daquela região.
Autoria: Robert Dias
Legenda: Igreja Matriz de Santo Antônio, 98 anos de história vivenciadas por momentos de fé, emoção, dor, tradições, alegrias e muita religiosidade.
Autoria: Edilene Aparecida Pereira
Legenda: A história não começou com o ouro jorrando pelas minas? O índio garimpeiro de Lavras do Funil, Alferes Manoel Gomes, não pensou duas vezes e foi embora… Ou melhor! Pra cá veio… Para o Sertão do Abaeté. Persistência é a palavra. Nesta ocasião e em todas as outras. Encontrar a mais bela pedra brilhante que já tinha visto, abriu oportunidades e fez nascer na região os novos povoados. E um deles, foi o Arraial de Tiros, a Vila Velha. Ainda hoje, muitos moradores se espelham na cobiças em douradas esperanças, em busca de minérios nos mais variados cantos de nosso município. Estão eles, em busca de um patrimônio… esse financeiro. Porque patrimônio mesmo é a nossa história, é a simbologia do garimpo ainda nos dias de hoje, porque uma vez ou outra, alguém aqui ou lá, não conquista um “Diamante do Abaeté”, mas umas das riquezas escondidas nesta vasta terra, que é o patrimônio maior… Tiros!
Autoria: Luiz Henrique Gontijo dos Reis
Average Rating