Reportagem – Congresso Mineiro de Empreendedorismo: Uma história que fez história
Ao longo dos anos, o evento tomou dimensões cada vez maiores e chegou a receber pessoas de 55 cidades do Brasil
O Congresso Mineiro de Empreendedorismo (COMINE) já nasceu grande. Em sua primeira edição, o evento, idealizado pelo atual Reitor do UNIPAM, professor Milton Roberto de Castro Teixeira, contou com cerca de mil inscrições. Com o objetivo de oferecer uma programação atrativa, capaz de revelar cases de sucesso, inspirar o público a empreender e incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas, o Congresso alcança alunos de todos os cursos de graduação. Afinal, não existe área específica para se empreender. Além da participação de empresários, o Comine ainda conta com a participação de professores e alunos do Ensino Médio e ainda da comunidade em geral.
A trilogia do Congresso Mineiro de Empreendedorismo teve início em maio de 2004, com o tema: “O evento que vai abrir a sua cabeça para o mercado”. Na oportunidade, o autor de software de Planos de Negócios, Fernando Dolabela, e o presidente do Microsiga Software S/A, Laércio Cosentino, abriram as palestras no auditório do Buffet Decorfest, falando sobre empreendedores que se mantêm em busca constante de superação e são elementos fundamentais para o desenvolvimento de um negócio.
Amanda Bueno, proprietária da rede Ponto Teen, proferiu sobre a fase criativa dos adolescentes, enquanto o engenheiro civil Edison Mello Júnior esclareceu os desafios e ameaças do empreendedorismo às avessas, na segunda noite do evento, juntamente com apresentações de trabalhos científicos. Para fechar o primeiro Comine, José de Paz Cury, administrador de empresas, falou sobre o profissional do terceiro milênio.
O II Comine trouxe o publicitário especialista em Advanced Marketing Clóvis Tavares, a jornalista Luziana Lana, o administrador Fernando Nogueira, o professor de empreendedorismo José Carlos Assis Dornelas e o empresário farmacêutico Heinz Arthur Schurt, que palestraram, respectivamente, sobre: Cumplicidade na globalização; Empreendedorismo x Empregabilidade; O espírito do negócio; Como empreender com sucesso; e O construtor de sonhos. Temas diretamente ligados ao slogan da edição: “Deixe a sua marca no mercado”.
Em 2006, a partir do lema “Desenvolver lideranças para fortalecer o mercado”, o público do Comine pôde acompanhar e descobrir, através do administrador Felipe Feijão Esteves, da psicóloga Clarisse Leal, do consultor de marketing Rogério Caldas e do professor Gretz, o seu magnetismo profissional interior. Três edições que, juntas, somaram muito para o crescimento e mudança das seguintes edições do Congresso Mineiro de Empreendedorismo.
Atitude, reinvenção, comunicação, oportunidade e inovação. Foram essas as palavras-chave que marcaram os alunos e professores de instituições de ensino superior relacionados às ciências sociais aplicadas; instituições públicas e privadas, centros de pesquisas e empresários em geral que marcaram presença nas seis edições seguintes do Congresso Mineiro de Empreendedorismo (COMINE).
O IV Comine recebeu o especialista em consumo Cláudio Diogo, o filósofo Androaldo Lamaison, o publicitário José Luiz Tejon e o diretor de dança Fernando Narduchi que, de 15 a 18 de maio de 2007, se apresentaram no Salão Buffet Decorfest. No ano seguinte, foi a vez da comediante Cida Mendes, do gestor de qualidade Geninho Goes, do doutor Idalberto Chiavenato e do mágico profissional Dalmir Sant’anna, que palestraram reforçando minuto a minuto que cada um fosse além do que até então era, além se lançarem o desafio para que todos assumissem o desafio de serem empreendedores.
A 6ª edição buscou evidenciar as ferramentas certas para uma comunicação mais eficiente no “Quem não se comunica, se trumbica”. Com isso, foram convidados Maria Célia Bastos Pereira, mestre em engenharia de produção, Roberto Carlos Ramos, pedagogo e contador de histórias motivacionais, Carlos Nunes, ator e humorista, Raul Marinuzzi, administrador de empresas, e Hans Donner, designer de renome mundial.
No ano de 2010, o Comine despertou, em cada participante, a atenção para as ações cotidianas, visto que podem ser grandes oportunidades de negócios. Dito e feito. Enquanto o apresentador Zeca Camargo palestrava “Ultrapassando os limites”, no dia 19 de maio, o empresário João Carlos Leite, mostrava, a partir do livro “A cidade morria devagar”, como empreender em momentos de crise. Mas não foi só isso. Teve também a volta de Cida Mendes, trazendo a Concessa mais divertida do Brasil e a Equipe de Alto Giro, com apresentação de manobras em motos.
A multidão do Congresso Mineiro de Empreendedorismo em 2011 se embalou ao som do Carnaval de Diamantina, da Banda Bartucada no dia 31 de maio, onde não deixaram ninguém parado. A segunda palestra trouxe o capitão do BOPE do Rio de Janeiro, que inspirou o filme “Tropa de Elite”, Paulo Storani, para contar as suas experiências e ensinar a superar os desafios do dia a dia. A última e mais aguardada palestra foi a do apresentador da Rede Globo de Televisão Luciano Huck, que falou um pouco de suas experiências e deu dicas para as pessoas chegarem ao sucesso.
Essência do empreender, a inovação veio com tudo na 9ª edição, que ocorreu de 28 a 31 de maio de 2012. Na oportunidade, vieram ao Comine Flávio Matias, presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas – ACIPATOS; o ex-comandante da Lufthansa, Klaus Flüghafen; Fernando Fernandes, bicampeão mundial de paracanoagem; a ex-candidata à Presidente da República, Marina Silva; Rogério Caldas, conferencista e consultor de marketing; e Sebastião Ribeiro “Zumbi”, fundador e presidente da ONG “Cubatão de Bem com o Mangue”.
Como acontece todos os anos, o Congresso Mineiro de Empreendedorismo do UNIPAM traz a Patos de Minas palestrantes de renome nacional, dos mais variados seguimentos, além de proporcionar oportunidade para que os alunos apresentem seus trabalhos científicos feitos ao longo de seus respectivos cursos de graduação, possibilitando que os mesmos sejam publicados na revista oficial do Comine, o que enriquece o Currículo Lattes de cada participante.
Fazendo referência a um chinelo, com a intenção de unir a palestra da administradora Ângela Hirata, em “As legítimas Havaianas: estratégias competitivas de mercado”, presente no Comine 2013, o evento trouxe como tema “Uma grande ideia todo mundo usa”. Teve também o Grupo Cangaral, em “Acredite, um espírito ‘empreendedor’ baixou em mim”; o economista Carlos Hilsdorf, em “Atitudes vencedoras”; a palestrante Leila Nevarro, em “Visão empreendedora: os sonhos devem ultrapassar limites”; além do consultor de comunicação Dado Schneider, em “O mundo muda. Toda marca muda. Palestra muda”.
O 11º Congresso Mineiro veio para quebrar as barreiras e unir “Futebol, filosofia, moda, humor e fama em um só evento”, além de trazer a jornalista Cecília Ribeiro, apresentadora do Programa Carona da TV Integração, para abrir o evento e palestrar sobre o case de sucesso do mesmo. Aconteceram, também, a palestra “Da oportunidade ao Êxito”, com o filósofo Mário Sérgio Cortella, e “Nas asas de um sonho: Uma história que muda a vida e motiva a pensar”, abordado por Roberto Vascon, um mendigo que ficou milionário fazendo bolsas.
A peça teatral “Como empreender em tempos de buffet escasso”, com o ator Carlos Nunes; “O que podemos aprender com o futebol? Ações mercadológicas do Corinthians”, de Luís Paulo Rosenberg, vice-presidente do Corinthians e um dos idealizadores da arena Corinthians e a bancada democrática do Alterosa Esporte, comandada por Leopoldo Siqueira, com tema “Empreendedorismo no futebol: a paixão move as massas”, foram outras atrações da edição.
Na segunda-feira, dia 29 de setembro de 2015, deu-se início a mais uma temporada do Comine, que contou com a jovem escritora e empreendedora Bel Pesce, também conhecida como a Menina do Vale, e a volta de dois grandes palestrantes já conhecidos do público: Roberto Carlos Ramos, com sua história de vida que impressiona, e Paulo Storani, que palestrou sobre “Vá e Vença!” e “Missão dada é Missão Cumprida!”, temas ligados aos filmes Tropa de Elite 1 e 2, ressaltando a importância do planejamento antes de cada desafio.
No ano passado, nomes de peso marcaram presença no Comine, além do já consagrado empreendedorismo e comunicação sempre em pauta, evidenciados em “Qual é o seu foco?”. Conhecido por suas reportagens investigativas de foco social e por ser um dos jornalistas de maior credibilidade do país, Caco Barcelos foi o primeiro a se apresentar, deixando os jornalistas muito empolgados com a sua palestra. Clóvis de Barros Filhos, especialista em vários temas do mundo das empresas, como ética, motivação, mudança, confiança, empreendedorismo e amor pelo trabalho, também esteve presente, além de Rafael Baltresca, facilitador e hipnólogo corporativo. Neste ano, o Comine acontecerá de 23 a 26 de outubro e contará com a presença do escritor Augusto Cury, do empresário Christian Barbosa e do consultor alemão Klaus Duckmines.
Average Rating