Sobre mim…

E ai pessoal, tudo bom?

Meu nome completo é Luiz Henrique Gontijo dos Reis, mas como falam por aí, que todo mundo precisa ter um nome artístico, decidi usar o “Luiz Henrique Gontijo”. Contudo, como a intenção não é complicar as coisas logo no início, podem me chamar de Luiz. E se preferir, não precisa dispensar o apelido, que foi dado pela minha irmã e se eternizou (Tufh). *Sim, é fácil me encontrar nas redes sociais usando esse apelido.

Nasci no dia 27/01/1997 e sou filho de Luiz Gonzaga dos Reis e
Maria José Gontijo dos Reis, e irmão de Lorena Cássia Gontijo dos Reis.

Aqui em Tiros, nasci e vivo até o momento. E é essa cidade que tem tudo haver com o gentílico usado no subtítulo desse blog e é responsável por boa parte da minha trajetória.

“Eu levo Tiros no coração!”

A frase acima precisa de destaque, pois é o nome do meu livro. Sim, eu sou autor de um escrito. Foi a paixão pela minha cidade que me fez tecer a história de Tiros, buscando encaixar os fatos e as personagens, preservando o linguajar e os costumes sem perder a visão jornalística, crítica, social e política.

Segurando o meu livro “Leve Tiros no coração”. Foto: Carlen Fonseca

Mas, o criador vem antes da obra e é preciso disso lembrar. Engajado nas atividades estudantis, eu sempre gostei de ler, escrever e liderava essas atividades nas escolas e na comunidade desde pequeno. Já escrevi peças teatrais, novelas, contos, crônicas, textos jornalísticos e notícias da sociedade tirense para o Blog da E.E. Padre José Coelho, onde estudava. Meu jeito tímido não me impediu de ir além da escrita e enveredar pela atuação em peças teatrais e como apresentador de programa criado para este Blog, com grande êxito.

Com a criadora e diretora do blog PJCoelho, Juliana Oliveira (in memoriam), durante festiva natalina – 18/12/2013

O jornalismo mudou a minha vida, me dando a chance de escrever o livro-reportagem, e mais que isso, lançá-lo em um grande evento com a presença de todos os meus amigos e familiares, além da comunidade tirense, que desde então, me apoia constantemente, e no qual sou eternamente grato.

A consequência só poderia ser mesmo o ingresso na faculdade de Comunicação Social: Jornalismo, no Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM, onde também desde o início do curso estive à frente de editoriais, noticiários, fazendo reportagens, pautas, cobrindo eventos como repórter e assessor de imprensa. 

Formação em Comunicação Social-Jornalismo – 23/01/2019. Foto: Status Formaturas

Daí pra cá, participei de muitos eventos, nos quais destaco: a cobertura da 19ª Festa Regional do Café em Serra do Salitre-MG, e organização das festas ExpôTiros 2018, Festa do Tirense Ausente 2018 e 2019, onde, após isso me tornei membro da ACUSTI – Associação Cultural e Social Tirense.

O orgulho do lugar onde vivo é tão forte em mim, que eu não poderia deixar de exercer aqui, a minha profissão. Com a formação no jornalismo em 2018, passei a buscar algo bacana que trouxesse visibilidade à cidade e os tirenses. Assim criei um canal Streaming, disponibilizado em uma página do Facebook, “Tiros WEB TV”, onde apresentei o “Programa Tiros no coração” e “Noticiário Local”.

“Avista: Uma História de Vida”

Arte: Agência Experimental Crivo

Em outubro de 2019, fui desta vez convidado a escrever um livro biografia, (o segundo livro da minha carreira), contando a história de vida de Lisyê Kelly Bernardes Araújo, uma jovem diabética que perdeu a visão aos 23 anos. O mesmo foi escrito em pouco tempo e lançado em 09 de fevereiro de 2020, dois anos após o 1º, também aqui, na cidade de Tiros.

Desde 2018, venho fazendo participações em eventos na região, como por exemplo, em outubro do mesmo ano, onde fui jurado do 8º Festival de Teatro de Tiros – Festeatro. No dia 06/12/19, foi um dos organizadores do concurso “Miss Tiros CNB 2020”. Já em 28/12/19, foi jurado do “Miss e Mister Infantil São Gotardo 2020” e “Miss e Mister Beleza Negra São Gotardo 2020”.

Desde março de 2019, trabalho na Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Tiros (Patrimônio Cultural), como auxiliar administrativo, juntamente com uma equipe exemplar.

Com os colegas da secretaria: Edna Aparecida de Araújo, Luciano Lannder e Gasparina Souza.

“Sejam bem-vindos ao meu blog! Aqui você ficará por dentro de todos os meus passos já trilhados, além de notícias e vídeos em primeira mão do que está acontecendo por aqui!”

“Desde já, obrigado pela sua leitura e visualização!